#1 Biografia Celma Ribas Ter Jun 28, 2011 5:44 am
Carlinha
Administrador
São já mais de 10 anos de vida artística. Celma Ribas, que viveu os últimos 14 anos em Colónia, na Alemanha, regressou o ano passado a Angola… para ficar.
Foi no nosso país, em Junho de 2009, que lançou o seu primeiro trabalho discográfico, “Energia”, um álbum que contou com a produção de artistas como Kaysha, conhecido como o rei do zouk, e de M&N Pro, a dupla de produtores cabo-verdianos radicados na Holanda, responsáveis pelos sucessos de artistas como Nelson Freitas, Johnny Ramos, Chelsy Shantel ou Mika Mendes. Além destes, a qualidade sonora de “Energia” é o resultado do trabalho de produção de Loomis Green, da Florida, Streetagy e Y.L., ambos da Alemanha, do brasileiro Jay da Costa e ainda de Hellrhymes, na Holanda.
Ghetto Zouk, Semba, R&B, Soul e Kizomba são os estilos musicais que Celma Ribas interpreta no seu disco de estreia, que inclui também uma versão de “Monami”, de Lourdes Van-Dúnem, a sua grande referência artística e musical, a quem presta tributo com a inclusão desta música extra no álbum.
Celma Ribas assina a autoria de todas as letras e melodias das músicas originais de “Energia”, álbum que conta com as participações especiais de Kaysha, Vui Vui dos Kalibrados e ainda de BadNews.
Celma Ribas chegou à Alemanha ainda adolescente e foi neste país que a sua carreira despontou. Um dos pontos altos foi a participação, em 2009, no “Ídolos”, um programa televisivo de descoberta de talentos, produzido pelo canal alemão RTL, e onde a artista angolana conseguiu a proeza de atingir os 30 finalistas de entre os mais de 32 mil inscritos no concurso.
Apesar de apenas agora ter lançado o seu álbum de estreia, o talento e os mais de 10 anos de carreira de Celma Ribas já lhe garantiram e presença em vários programas de televisão e permitiram partilhar o palco com artistas de renome internacional como 50 Cent, Nelson Freitas, Black Eyed Peas, Johnny Ramos, Don Kikas, Lil Kim, 112, DJ Unk ou Fredo Starr.
Já em Angola, a artista foi uma das nomeadas no evento Divas 2009, na categoria de Música, foi premiada com o troféu Promessas de Angola, da Casablanca e participou em eventos tão diversos como o Moda “Prêt-à-Porter”, da Step Models, o espectáculo “Som e Verão”, da Rádio Escola, o show de Suzana Lubrano, no Cine Atlântico, o programa Bounce, do canal 2 da TPA e o “Show de Praia” de Heavy C.
Fonte: Platina Line