#1 Pirataria aumenta vendas de música Sex maio 18, 2012 4:48 am
Ema
Administrador
Um estudo conduzido nos EUA mostrou que a partilha ilegal de ficheiros pode ser boa para a indústria musical e ajuda a vender mais álbuns.
A conclusão foi apontada pelo investigador Robert Hammond. Entre 2010 e 2011, o professor Hammond avaliou as estatísticas de downloads de álbuns por torrents, antes do seu lançamento oficial, explica o Boy Genious Report. Depois, comparou os números de downloads ilegais com as vendas oficiais dos álbuns, após o lançamento e concluiu que há uma ligação.
«Não encontrei nenhum aspeto negativo, em nenhuma especificação», diz Hammond para concluir que a pirataria tem um efeito benéfico para a venda de músicas.
O estudo incidiu sobre 1095 álbuns de 1075 artistas, focando-se em álbuns que foram disponibilizados nos torrents antes do lançamento oficial.
Além de argumentar que a pirataria pode ter efeitos benéficos nas vendas de música, Hammond vai mais longe e diz que perseguir os sites onde os álbuns são disponibilizados pode afetar negativamente as vendas. Hammond sugere que a pirataria é uma forma de publicidade, tal como acontece com as playlists da rádio e as campanhas publicitárias.
A conclusão foi apontada pelo investigador Robert Hammond. Entre 2010 e 2011, o professor Hammond avaliou as estatísticas de downloads de álbuns por torrents, antes do seu lançamento oficial, explica o Boy Genious Report. Depois, comparou os números de downloads ilegais com as vendas oficiais dos álbuns, após o lançamento e concluiu que há uma ligação.
«Não encontrei nenhum aspeto negativo, em nenhuma especificação», diz Hammond para concluir que a pirataria tem um efeito benéfico para a venda de músicas.
O estudo incidiu sobre 1095 álbuns de 1075 artistas, focando-se em álbuns que foram disponibilizados nos torrents antes do lançamento oficial.
Além de argumentar que a pirataria pode ter efeitos benéficos nas vendas de música, Hammond vai mais longe e diz que perseguir os sites onde os álbuns são disponibilizados pode afetar negativamente as vendas. Hammond sugere que a pirataria é uma forma de publicidade, tal como acontece com as playlists da rádio e as campanhas publicitárias.