Bem vindos ao Fórum Afrika On Line. Aqui você encontrará o melhor da cultura africana. Entre e fique a vontade. Registre-se e seja bem vindo!!!
Bem vindos ao Fórum Afrika On Line. Aqui você encontrará o melhor da cultura africana. Entre e fique a vontade. Registre-se e seja bem vindo!!!
Azy Monteiro Banner11

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Azy Monteiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Azy Monteiro Empty Azy Monteiro Qua maio 25, 2011 5:10 pm

Carlinha

Carlinha
Administrador
Azy Monteiro Guinebissaum



Biografia Azy Monteiro



Azy Monteiro Azy1

Azevedo Moreira Fonté (Azy Monteiro) nasceu no dia 15 de Junho de 1968 em Ingoré, na região de Cacheu, no Norte da Guiné-Bissau.

Fez a sua infância em São Domingos, onde aprendeu a cantar desde pequeno sem qualquer apoio ou mentor. Anos depois mudou-se para a cidade de Bissau (Bairro de Bandim-1) para prosseguir os seus estudos e continuando a cantar.

Em 1980 participou num festival no Salão dos Congressos, em Bissau, apresentando-se pela primeira vez ao público como cantor. Mesmo depois de ter terminado os seus estudos em 1983, Azy Monteiro nunca desistiu de cantar, tendo mesmo ganho um festival musical organizado pela JAAC (Grupo Juvenil do PAIGC) do Bairro de Bandim-1.

Em 1985 Azy foi contratado por um grupo denominado " Djitu Ka Tem ", do sul da Guiné-Bissau, que tinha sido fundado por um holandês, Yaap Cóok. Um ano mais tarde o grupo grava uma K7 com a produção de uma holandesa de nome Margareth. Azy Monteiro p assou depois a liderar o grupo, como cantor principal, até ao seu afastamento voluntário em 1990.

De regresso à Bissau, já como cantor individual, participou no festival " Descoberta 90 " no Centro Cultural Franco-Guineense. Em 1992 ganhou um outro festival organizado pela empresa Sanadrec e a Escola da Música José Carlos Shwartz.

Depois em 1994, gravou uma K7 a solo, um trabalho editado por um empresário da Guiné-Conakri e de seguida foi contratado pelo partido PAIGC para participar na sua campanha eleitoral durante as primeiras eleições democráticas na Guiné-Bissau .

Em 1997 Azy participou no Festival FESNAC, sob o lema " Djitu Tem Ku Tem " organizado pela PNUD, com a colaboração do cineasta guineense Flora Gomes e pelo músico Chico Carruca (falecido), tendo ficado em quarto lugar. Mesmo assim, Azy Monteiro foi premiado com um montante de $500 dólares americanos, tendo sido contemplado com um passaporte diplomático da Guiné-Bissau pela iniciativa do governo dessa altura.


Azy Monteiro Azy2

E foi em 1997 quando o artista mudou para Portugal, estando a viver em Lisboa, onde continuou a praticar a vida musical.

Em 1998 Azy participou num disco denominado " Mom Na Mom " para ajudar as vítimas da guerra civil guineense desse mesmo ano.

Em 2001 Azy gravou o seu primeiro álbum intitulado " Nha Larmas Kaba " editado pela editora Maxi Music, Lda.

Entre várias participações, Azy Monteiro também deu a sua contribuição para o sucesso de uma série de trabalhos discográficos tais como os de Dembo Djassi, Iva & Ichy, Lajosa, Nifeco, Malam Bá Cissé, Dupla di Forombal e de Edú de Gumbé.

E no ano 2010 Azy Monteiro voltou à carga tendo lançado o seu segundo álbum " Bu Midi Nha Kabeça " ( Kassamenti i Sufrimentu ).

Entre os agradecidos -- aqueles homens e mulheres que sempre ajudaram o artista -- figuram Aguinaldo de Pina, Xico Caruca, Sídia Baío, entre outros que, nas palavras de Azy, foram as verdadeiras razões para a verdadeira ascensão na sua carreira musical.

Um outro aspecto não menos importante é o facto de Azy Monteiro ser um deficiente, uma realidade da vida que lhe tem impulsionado a participar em muitras acções de solidariedade e de caridade a favor dos chamados grupos vulneráveis. Em meados de 2001, por exemplo, ajudou a angariar fundos para as crianças internadas no Hospital Nacional Simão Mendes enquanto que meses depois organizava em Lisboa um espectáculo, cuja receita reverteria a favor dos doentes e reclusos da sua querida pátria,a Guiné-Bissau.



Fonte: Gumbé ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]



Azy Monteiro Ass_ca15
http://www.afrikaonline.net

#2Azy Monteiro Empty Re: Azy Monteiro Seg Jun 19, 2017 4:27 am

macinto




DEVABODHA...FUCK YOU

AND FUCK YOU MOTHERFUCKERS WILL ALL TAKE IT IN THE ASS...Azy Monteiro FRewSFO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos